News on FAGEN

20/01/2021 - 15:32 - Atualizado em 20/01/2021 - 15:32

Alonso Neto - aluno da 70ª turma de Administração Noturno - é selecionado para o programa de bolsas Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) 2021

Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) 202

Alonso Neto - aluno da 70ª turma de Administração Noturno

O aluno da 70ª turma de Administração Noturno, Alonso Neto, foi um dos 18 brasileiros selecionados para o programa de bolsas Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) 2021. O alumnus da Faculdade de Gestão e Negócios foi convidado para estudar Liderança e Empreendedorismo na Universidade do Arizona, junto com outras lideranças da América Latina, Caribe e Canadá. Alonso reforçou o quanto a FAGEN contribuiu com sua formação profissional e deixou uma carta de apresentação para #inspirar nossos discentes. Confira:

"Gosto de me apresentar como Facilitador e Cocriador de Futuros, pois acredito de verdade que por meio da colaboração podemos resolver os maiores problemas do mundo. Pra isso, tenho desenvolvido a liderança facilitadora a mais de 10 anos, construindo comunidades, soluções e desenvolvendo processos cocriativos a partir da inteligência coletiva.

Atualmente cuido de Propósito & Pessoas no Social Bank, fintech que busca equilibrar propósito e lucro e que propõe uma nova forma de lidar com o dinheiro: mais justa, mais simples e mais humana. Conecto pessoas, organizações e iniciativas sociais em um ecossistema financeiro colaborativo e também estou ajudando a construir um novo modelo de design e cultura organizacional, por meio de referências como biomimética, organizações evolutivas (TEAL) e tecnologias sociais como a sociocracia, observando os princípios de governança do Sistema B / B Lab e critérios ESG - Environmental, Social and Governance.

Me graduei em Administração na Universidade Federal de Uberlândia em 20212, me pós-graduei em Marketing na FUNDACE/USP em 2016 e me especializei em inovação, futurismo e novas economias exponenciais pela Fluxonomia 4D.

Considero que a aprendizagem é um exerício contínuo e uma busca por sermos sempre uma versão melhorada de mim mesmo. Sem dúvidas a formação acadêmica me deram as bases sólidas para ousar e alçar voos mais altos.

Me considero observador, questionador e com um olhar no futuro, e acredito que essas características tenham me levado a buscar sempre o novo, novos olhares sobre velhos problemas e a busca por novas soluções.

Essa busca pela inovação veio muito forte em 2014 quando tive contato com a economia colaborativa, por meio de uma plataforma de time sharing chamada Beliive. A "sharing economy" era um conceito ainda muito novo no Brasil mas que me abriu para infinitas possibilidades de ressignificar a forma como fazemos negócios e como as orgnizações são estruturadas. Acreditei que este seria um caminho para o futuro e me tornei Embaixador da plataforma no país.

Desde então entrei muito forte no ambiente de inovação, sendo um participante ativo de ecossistemas de negócios, como o Uberhub por exemplo (Ecossistema de Inovação de Uberlândia). Considero que estar junto com pessoas que tenham propósitos, ideais e motivações semelhantes, são catalisadores para que as ações, transformações e projetos aconteçam. Participar é favorecer a serendipidade.

Outro elemento importante é o compartilhar. Compartilhar conhecimento, conteúdo, exeperiências, são pontos chave para uma carreira prosperar. Hoje sou Mentor de alguns programas nacionais de empreendedorismo como Inovativa Brasil, Startup Weekend e Social Good Brasil, este último voltado para negócios de impacto socioambiental, em que sou voluntário desde 2016, aplicando minhas habilidades de liderança para inspirar novos protagonistas e novos comportamentos, algo que me deu muita projeção e experiência com a facilitação de grupos, liderança social e protagonismo.

Agora fui selecionado pelo Governo dos Estados Unidos como Fellow YLAI - Young Leaders of the Americas Initiative, programa do Departamento de Estado Norte-Americano para o desenvolvimento de jovens líderes da América Latina, Caribe e Canadá, que reconhece e empreendedores e líderes sociais a fortalecer sua capacidade de lançar e promover suas idéias empreendedoras e contribuir efetivamente para o desenvolvimento social e econômico de suas comunidades e países. Fui um dos 18 brasileiros (de 2.300 inscritos) selecionados na edição de 2020 e convidados a passar uma temporada estudando e trabalhando nos EUA, junto a mais 262 jovens líderes das américas.

Acredito que o sentido da vida seja encontrar nossos dons e o propósito entregá-los ao mundo. Por isso sempre busquei aplicar meus talentos na construção de um mundo abundante. Hoje tomo minhas decisões orientado pelo propósito de usar minhas habilidades para tornar o mundo um lugar melhor, acreditando que mudanças locais geram mudanças globais. "