Administração

Profissionais com perspectiva ampla e integrada, capazes de entender as organizações e seus processos, suas relações internas e externas, tornando os estudantes aptos a resolver problemas de forma ética e criativa.

Sobre a duração e requisitos dos cursos oferecidos, seguem informações importantes extraídas do atual Projeto Pedagógico de ambos os cursos:

Os cursos de Administração Integral e Noturno são oferecidos pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

No mundo atual, com a terceira fase da globalização, ocorrem mudanças no ambiente institucional, que demandam por administradores que possam atuar em diversas esferas que vão do local ao transnacional, exigindo especialização e, ao mesmo tempo, generalização.

Por meio do curso, busca-se a construção de um sujeito consciente, crítico e reflexivo que consiga fazer escolhas de forma a aprofundar o seu conhecimento e, ainda, garantir um olhar que contemple o todo. Os futuros administradores deverão estar atualizados com a nova realidade da tecnologia da informação e de comunicação, com a inovação constante de novos produtos e processos, novas necessidades dos consumidores e estratégias diferenciadas para proporcionar bem estar para a comunidade, e, assim, contribuir para elevar o padrão de vida da população. 

Em um âmbito local, os administradores são também os profissionais que contribuem para a sobrevivência das micro e pequenas empresas, grandes empregadoras no Brasil. As pequenas empresas contribuem para que a maior parte da população de classe média e baixa tenha condições de alimentar suas famílias, além de permitir aos seus funcionários o sonho oferecer uma boa educação para os filhos, para que possam ter uma qualidade de vida melhor no futuro. Com a alta concorrência por haver tantos cursos de Administração no país e no mundo, queremos possibilitar que os estudantes estejam mais conectados com o mercado de trabalho e continuem sendo competitivos em relação aos egressos dos melhores cursos de Administração do Brasil. 

O curso de Administração da UFU forma profissionais com perspectiva ampla e integrada, capazes de entender as organizações e seus processos, suas relações internas e externas, tornando os estudantes aptos a resolver problemas de forma ética e criativa

O currículo oferece ao aluno possibilidades de elaborar uma trajetória variada, de acordo com os próprios interesses. A estrutura curricular prepara o futuro gestor para lidar com o processo de que participa e não somente com técnicas e metodologias. O curso é pluralista, com enfoque em quatro grandes áreas: Finanças, Marketing, Operações e Pessoas.

Em relação aos princípios e fundamentos do curso, temos:

  • Qualidade do ensino
  • Métodos Quantitativos e Qualitativos
  • Componentes Introdutórios de Administração
  • Formação Básica
  • Formação Empreendedora
  • Formação em Pesquisa
  • Formação Específica
  • Optativas
  • Interação social
  • Ensino, pesquisa e extensão indissociáveis
  • Flexibilidade curricular
  • Trato teórico-prático, histórico e metodológico
  • Ética
  • Avaliação emancipatória

Denominação do Curso: Graduação em Administração
Modalidade oferecida: Bacharelado
Habilitação: Administração
Titulação Conferida: Bacharel em Administração
Ano de Início de Funcionamento do Curso: 02/04/1969
Nº do ato de reconhecimento do curso: em 11/11/1971 obteve o reconhecimento do curso de Administração pelo MEC, pelo Decreto Lei 69.535/71
 
Regime Acadêmico: Semestral.
Turnos de Oferta: Noturno e Integral
Carga Horária Total: 3510 horas  
Carga Horária obrigatória: 2910 horas
Carga Horária mínima optativa: 600 horas
Carga Horária de estágio: 300 horas
Carga Horária complementar: 150 horas
 
Duração do Curso Noturno: 5 anos.
Mínimo: 5 anos;
Máximo: 7 anos.
 
Duração do Curso Integral: 4 anos.
Mínimo: 4 anos;
Máximo: 7 anos.
 
Número de Vagas Oferecidas: 80 vagas por semestre assim distribuídas: 40 vagas por semestre para o Turno Noturno e 40 vagas por semestre para o Turno Integral.”

 

 

 

Sala: 
1F 222