MBA em Empreendedorismo e Gestão da Sustentabilidade

Breve descrição:
Uberlândia (MG) é considerada polo de novos negócios e startups em diversas áreas tecnológicas ou tradicionais. Varejo, comercio, serviços de hospedagem, alimentação e logística convivendo com indústrias de alta tecnologia carecem de uma formação especifica principalmente voltada à capacitação em gestão empresarial com ênfase nas oportunidades e desafios de um novo negócio.
Aliado a isso, a questão da sustentabilidade emerge como fator condicionante de longevidade dos novos negócios, impulsionando também os negócios existentes a fim de torná-los mais limpos e longevos. A agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS/ONU) estabelece diretrizes para as organizações de vanguarda, que priorizam a compliance e a manutenção de seus recursos ambientais, sociais e econômicos bem como seus lucros e receitas.
Considerando esses aspectos, a Universidade Federal de Uberlândia, através da Faculdade de Gestão e Negócios, reuniu recursos e esforços para a capacitação de profissionais da região de Uberlândia através do curso proposto.

Pontos de destaque/diferenciais:

  • Trata-se de um curso único e inédito em nossa região, voltado às prioridades estratégicas mais modernas das empresas;
  • Incorpora a realidade empreendedora dos novos negócios ou reinvenção de negócios existentes;
  • Apresenta a vivência na questão da sustentabilidade proporcionando um novo caminho de atuação que agrupe as dimensões sociais, econômicas e ambientais;
  • Envolve questões críticas na formação de empresas, com professores qualificados;
  • Utiliza de mecanismos de ensino-aprendizagem voltada aos pós-graduandos, por meio de oficinas com empreendedores durante o curso.
  • Realiza a avaliação de projetos socioambientais desenvolvidos pelos pós-graduandos, em consonância com a lucratividade das empresas.
  • Não será exigido trabalho de conclusão de curso (TCC) mas sim um Relato Técnico que descreva cientificamente como novos negócios ou projetos em empresas existentes foram implementados e quais são seus resultados efetivos.

Objetivos:
O Curso de Especialização em Empreendedorismo e Gestão da Sustentabilidade propõe à formação profissional dos seus discentes conhecimentos sobre as mais atualizadas práticas de empreendedorismo e sustentabilidade a serem utilizadas no processo de gestão e controle de negócios, pertinentes à administração de organizações de naturezas distintas.
Desse modo, o curso tem como objetivo geral fornecer aos participantes condições para o desenvolvimento de instrumentos que permitam buscar agilidade e inovações nas atividades empreendedoras e sustentáveis.
Especificamente,

  • Fornecer aos participantes os conhecimentos, técnicas e ferramentas necessárias para um melhor desempenho profissional em suas carreiras ou nos negócios.
  • Discutir e analisar os conceitos de Empreendedorismo a partir de seu atual desenvolvimento e uso nas organizações, destacando a interface da gestão sustentável.
  • Ser um cenário de troca de experiências entre a teoria e a prática sustentáveis nas empresas.
  • Proporcionar oficinas de aprendizagem com a presença de empreendedores de sucesso contando suas vivências e desafios.
  • Preparar os participantes para o exercício do Magistério de Nível Superior.

Público-alvo:

Portadores de diploma nível superior.
Microempresários e colaboradores de organizações com impactos ambientais considerados de médio a alto.

Dias da semana e horários: sexta (19:00 às 22:30) e sábado (8:00 às 11:30).
7 (sete) sábados com Oficina de Negócios Sustentáveis: das 13:00 às 16:30 h.

Datas de início e término: 09/03/2018 a 09/12/2019

Investimento: 22 X R$ 585,00

Coordenador:

Luciana Oranges Cezarino
Docente em dedicação exclusiva da UFU - Universidade Federal de Uberlândia na FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestre (2005) e doutora-Phd (2013) em Administração pela FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - Universidade de São Paulo. Sanduiche realizado em 2011 na Università Luigi Bocconi em MIlão -Itália. Linhas de pesquisas desenvolvidas : sustentabilidade e greensupplychain das organizações; visão sistêmica e interdisciplinaridade aplicada a processos de aprendizagem. Participação em projetos de pesquisa: Golden for Sustainability sediado pela UnversidadeBocconi, EEGAS - Equipe de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFU, ISSS (Capítulo Brasileiro) - International Society for the System Sciences na FEARP-USP, NEAGIO - Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações na UFU. Em termos didáticos, foi professora universitária na graduação em administração na UNIFAFIBE de 2003 a 2005, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) de 2005 a 2010, FEARP/USP como professora substituta de 2009 a 2011 e 2012 a 2013. Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing na FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado de Ribeirão Preto de 2012 a 2013. Palestrante, consultora de projetos esporádicos, parecerista de congressos e periódicos e orientadora de trabalhos de conclusão de curso, mestrado e mestrado profissionalizante. Interesses futuros estão voltados para a realização de pesquisa acadêmica na área de Administração permeando os temas ligados à visão sistêmica e sustentabilidade e logística de transporte. De junho de 2016 a abril de 2017 desenvolveu os estudos de pós-doutoramento no Politécnico de Milão sob a supervisão da professora Maria Brovelli no campus Como-Itália.

Alguns dos nossos professores:

Etienne Cardoso Abdala
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2002). Concluiu o Doutorado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 2013 com tema de pesquisa na área de Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento, sob orientação do professor Dr. José Carlos Barbieri. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Cadeia de Suprimento, Sistemas de parcerias, Cadeias de Suprimento Sustentável, Gestão ambiental e Responsabilidade Social, Estratégia Empresarial.É professora Adjunta da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia na área de Organizações e Estratégia desde setembro de 2008.

Marcia Freire de Oliveira
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2002), DEA em Sciences de GestionOption Management  pelo IAE de Grenoble - Université Pierre Mendes France (2003) , doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e pós-doutorado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pequenas Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pequenas empresas e empresas familiares, empreendedorismo e aglomerações produtivas.
 
Michelle de Castro Carrijo
Graduada, mestre e doutora, em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia de 2004 a 2006 e, novamente, de 2011 a 2013. Atuou também como professora na Faculdade ESAMC - Uberlândia, em diferentes cursos de graduação e de pós graduação de 2006 a 2013; e na Faculdade UNIPAC no ano de 2012. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, Economia da Tecnologia, Micro e Macroeconomia,atuando principalmente nos seguintes temas: pequenas empresas, empreendedorismo, inovação e aglomerações produtivas. Desde outubro de 2013, é docente em dedicação exclusiva da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da UFU.

Francisco José Fontes Werpel
Doutorando em Psicologia Comportamental (2014) - UCES ( Universidad de CienciasEmpresariales y Sociales) - Buenos Aires. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela ESAMC (2007) MBA em Gestão de Recursos Humanos - ESAMC (2008). Professor de Graduação e MBA da ESAMC (Campus Uberlândia-MG) nas disciplinas de Introdução e Teoria da Contabilidade, Custos I e II, Administração Financeira e Orçamentaria I, II, III, IV e Finanças Corporativas, para os cursos de: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Designer de Moda, Designer Gráfico, Engenharia Ambiental, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Relações Públicas. Membro da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) ESAMC desde 2010 até a presente data. Diretor Executivo da FWA Consulting (Empresa de consultoria em gestão empresarial) Palestrante e conferencista Internacional, na área de Gestão Estratégica de Pessoas e formação de Equipes de alto desempenho com base em liderança atitudinal. Consultor Empresarial e Diretor do CIN (Centro de Inteligência em Negócios). Autor dos métodos de ensino e treinamento: 1) R.A.E.M. Tipologia de Temperamentos Humanos (A arte de relacionar com as pessoas. ? registrado no INPI sob o nº 903177404; 2) Gincana do Conhecimento ? Treinamento interativo comportamental. - registrado no INPI sob o nº 827730780; 3) GESTHUS (Gestão Estratégica de Talentos Humanos) Indicadores de desempenho comportamental. - registrado no INPI sob o nº 903695308; 4) SEVEN CORE (Treinamento comportamental para aproveitamento e melhoria de vida a dois) - Processo de registro no INPI sob o nº 912167190 e 912326271

Amara Borges Amaral
BIÓLOGA, Mestre em Geografia, área de concetração: Análise, Planejamento e Gestão Ambiental, pela UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Lavras e pela União Educacional de MG. Experiência como Analista Ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SUPRAM TMAP), desenvolvendo trabalhos na área de Ciências Ambientais, com ênfase em LICENCIAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL, inclusive com coordenação de estudos ambientais (Meio Biótico). Atualmente, Diretora de Projetos na empresa EKOS PLANEJAMENTO AMBIENTAL LTDA.

Processo Seletivo:

Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita (atualidades) e análise de currículo.

Estrutura Curricular

Disciplina Carga Horária Professores
Aula Inaugural 0 Convidados
Empreendedorismo e Comportamento do Empreendedor 24 Marcia Freire de Oliveira
Ambiente de Inovação 12 Michelle de Castro Carrijo
Intraempreendedorismo 12 Andrea Costa Van Herk Vasconcelos
Empreendedorismo Sustentável 12 Luciana Oranges Cezarino
Modelos de Negócios 20 Michelle de Castro Carrijo
Estratégia Empresarial 20 André Francisco Alcântara Fagundes
Gestão de Pessoas e Liderança 20 Cristina Damm Forattini Dias
Oficinas de Empreendedorismo e Gestão da Sustentabilidade 56

Luciana Oranges Cezarino
Marcia Freire de Oliveira
Etienne Cardoso Abdala
Michelle de Castro Carrijo

Gestão de Marketing 24 Sany Karla Machado
Gestão Financeira e Análise de Investimentos 24 Francisco José Fontes Werpel
Gestão da Tecnologia e informação 12 Camila de Araujo
Gerenciamento de Projetos 8 Vérica Marconi Freitas de Paula
Operações e Serviços 12 Valeriana Cunha
Gestão dos Recursos Naturais 12 Eunir Augusto Reis Gonzaga
Planejamento Ambiental 12 Amara Borges Amaral
Direito Ambiental e Compliance 8 Ricardo Padovini Pleti
Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável 16 Etienne Cardoso Abdala
Logística Reversa e Gestão de Resíduos 16 Miriam Tiemi Takimura Oliveira
Economia Popular Solidária 8 Cristiane Betanho
Educaçao Ambiental e Prevenção de Danos 8 Valdir Machado Valadão Júnior
Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros
Método de Relato Científico 4 Etienne Cardoso Abdala
Abordagem Sistêmica da Sustentabilidade 20 Luciana Oranges Cezarino
Carga horária total 360  

NOVAS TURMAS!

O edital para as turmas de 2018/1 já está disponível: clique aqui
Período de inscrições: 04/12/2017 ao dia 15/02/2018
Inscrições para o processo seletivo no site da FAU: www.fau.org.br

Tópicos: