Nossa História, Nossos Momentos

No início... Faculdade de Ciências Econômicas

 

Tudo começa no início dos anos de 1960 quando o professor e ex-reitor da UFU, Juarez Altafin, juntamente com o professor Régis Elias Simão fundam a Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia (FACEU), a convite do professor Jacy de Assis, diretor da Faculdade de Direito. A FACEU, como relata o professor Juarez,

não existia nem no papel, era uma apenas uma ideia, um projeto a ser realizado.

Depois de duas dezenas de viagens ao Rio de Janeiro, onde ainda funcionava o MEC (Ministério da Educação),Faculdade de Ciência Econômicas, criada em 1963  e a Belo Horizonte, inclusive à procura de professores, em 1963 a FACEU abre suas portas. O primeiro curso a ser autorizado foi o curso de Ciências Contábeis.  A faculdade foi idealizada, naquele momento, para oferecer três cursos superiores, Contábeis, Administração e Economia. É interessante destacar que antes só haviam três escolas superiores: Faculdade de Direito – fundada em 1960 e percursora do ensino superior na cidade, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade Federal de Engenharia – primeira escola pública de ensino superior. Foi uma década importante para o ensino superior no país, que começou a ser democratizado e se expandiu para além dos grandes centros elitistas do país naquela época.

Depois de enfrentar alguns desafios dentre eles, autorizações do MEC para funcionar, contratação de professores, elaboração de vestibular para formar as primeiras turmas e verba para manter os cursos que fariam parte da nova unidade, a FACEU começa a se consolidar. O primeiro curso a ser oferecido, como já lembrado, foi Ciências Contábeis. Em 1965 o curso de Administração inicia suas atividades. Aqui, vale ressaltar que após a autorização do curso de Ciências Contábeis em 1963 e na expectativa de da autorização dos outros cursos – Administração de Empresa e Ciências Econômicas – foi incluído no currículo do curso de Contábeis, como disciplina complementar, disciplinas do currículo mínimo de Administração. Autorizado o curso de Administração em 1965, optou se por colocar no currículo do curso disciplinas básicas do curso de Economia. Assim, o estudante que fez o primeiro curso, de Ciências Contábeis, matriculando-se em mais algumas disciplinas, concluía, também, o de Administração. A mesma coisa acontecia com o curso de Economia, de tal forma que muitos alunos se diplomaram em dois e até nos três cursos.

Inicialmente, a Faculdade funcionou no prédio da Faculdade de Direito. Depois, passou para o prédio da Faculdade de Filosofia. Mais tarde, alugou o prédio da frente do Colégio Brasil Central e, finalmente, instalou-se em prédio próprio, na Praça Dr. Duarte, onde hoje funciona uma escola estadual. Lá permaneceu até que, integrada a Universidade de Uberlândia, teve seus cursos transferidos para o Campus Santa Mônica.

É nesse contexto rico e empreendedor que começa a nossa jornada de formação de gestores e gestoras e de fomentadora do desenvolvimento regional e nacional.

Confira a nossa história completa, clicando aqui.

Nossa Missão, Visão e Valores

 

Secretaria da Diretoria da FAGEN

E-mail: fagen@ufu.br 

Telefones: (34) 3239 - 4132 / 3239 - 4371 / 3239 - 4177

Bloco: 1F - Sala: 1F216

Diretora: Karem Cristina de Sousa Ribeiro