Projeto Pedagógico

por Portal FAGEN
Publicado: 17/08/2021 - 00:00
Última modificação: 05/07/2023 - 13:29

O presente Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi elaborado com o objetivo de reestruturar o Curso de Gestão da Informação oferecido pela Faculdade de Gestão de Negócios (FAGEN). Essa reestruturação foi motivada pela necessidade de ajustes no fluxo curricular e atualização dos componentes curriculares, visando formar um profissional capacitado para atuar em um mercado em constante transformação.

A reformulação do Projeto Pedagógico se deu pelo trabalho conjunto de diversos agentes. Participaram dela o núcleo docente estruturante, o colegiado, a coordenação e uma comissão composta por professores e estudantes do curso especialmente nomeada para auxiliar na reformulação. Muitas das pessoas envolvidas faziam parte de mais de um grupo (p. ex., alguns membros da comissão eram do NDE ou do colegiado). Foram empreendidas diversas reuniões em conjunto e também ocorreu um workshop com a participação de toda a comunidade da Faculdade de Gestão e Negócios visando subsidiar a melhoria do curso. A coordenação também manteve contato com docentes de outras unidades acadêmicas que ministram disciplinas no curso de Gestão da Informação. Igualmente valiosas foram as autoavaliações organizadas pela CPA/UFU (Comissão Própria de Avaliação). Adicionalmente, foram também consideradas as informações e apontamentos oriundos do relatório de Renovação de Reconhecimento de Curso resultante da visita in loco de comissão do INEP realizada em março de 2019.

No que tange a atualização e melhoria dos componentes curriculares ofertados pela Faculdade de Gestão e Negócios, a coordenação do curso solicitou a contribuição dos departamentos responsáveis. A FAGEN é organizada internamente em 6 departamentos nos quais estão alocados cada um de seus docentes. Cada departamento se constitui em fórum prioritário para o debate sobre as disciplinas de sua responsabilidade. Os coordenadores dos departamentos se incumbiram de levar as demandas para os respectivos departamentos discutirem e proporem alterações quando necessárias. As propostas foram enviadas para o núcleo docente estruturante e para o colegiado para discussão, aprimoramento e aprovação.

A revisão dos componentes curriculares da área de computação foi efetuada em estreito relacionamento com a Faculdade de Computação, haja visto que um dos membros do Núcleo Docente Estruturante do curso de Gestão da Informação é docente efetivo lotado nesta unidade.

Com relação aos componentes curriculares da área de matemática, foi solicitado que a Faculdade de Matemática fizesse uma proposição de alteração, visando adequar os conteúdos e o fluxo curricular às demandas e particularidades do curso e ao perfil de seus discentes. Após o recebimento da proposta, foram agendadas reuniões com o diretor da Faculdade de Matemática para a formalização da mesma e para se definir o processo de transição entre os currículos e as equivalências entre as disciplinas.


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