Gestão de Operações e Qualidade

MBA em Gestão de Operações e Qualidade

Turma I

A Gestão de Operações e a Gestão pela Qualidade são temas cada vez mais essenciais para as organizações e para os profissionais que desejem contribuir para o desenvolvimento do seu ambiente de negócios e melhorar seus resultados, pois são aplicáveis a qualquer tipo de organização ou de processo produtivo.

Dessa forma, esta primeira edição do Projeto MBA em Gestão de Operações e Qualidade da FAGEN/UFU é importante por possibilitar a discussão e a troca de conhecimentos sobre Melhoria Contínua, Gestão de Operações, Qualidade e todos os seus aspectos, proporcionando a fomentação de profissionais para atuarem de diferentes formas e em diversas organizações.

O público-alvo é composto por profissionais com diploma de graduação ou tecnólogos de qualquer área de conhecimento interessados em aprofundar seus conhecimentos e habilidades, além de ampliar a sua visão sobre os aspectos que envolvem a Gestão da Operações Fabris e de Serviços e de Gestão pela Qualidade.

O Curso está organizado na forma de utilizar um método de ensino com aulas expositivas associadas ao desenvolvimento de exercícios, estudos de casos, trabalho, discussões em grupos ou outro método que os professores considerarem necessário para possibilitar a melhor compreensão do conteúdo apresentado.

As avaliações dos módulos compreendem atividades conforme o conteúdo da unidade curricular, podendo ser trabalhos, estudos de caso, lista de exercícios, provas ou qualquer outra atividade que possa efetivamente demonstrar o nível de compreensão do aluno relacionado aos conteúdos estudados.

A entrega e apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é pré-requisito para conclusão do MBA em Gestão de Operações e Qualidade, sendo que será desenvolvido um trabalho prático, aplicado à solução de um problema real de uma organização (podendo ser onde o profissional que atua, por exemplo). O projeto será definido no primeiro semestre do curso e será desenvolvido pelo aluno conforme os conteúdos sejam apresentados, buscando uma melhoria nos resultados de um processo e consequentemente de uma organização.

Objetivos:
Gerais: Capacitar profissionais de diversas áreas em Gerenciar ou Atuar em Operações com foco em Qualidade e Melhoria de Resultados organizacionais, propiciando aos profissionais participantes do curso ferramentas, técnicas e discussões avançadas sobre diferentes tópicos relacionados para que possam colocar em prática o conteúdo discutido nas aulas, contribuído para um ambiente de negócios promissor e competitivo.
Específicos:

  • Formar especialistas em Gestão de forma ética e responsável;
  • Contribuir para a formação profissional e pessoal dos participantes, para que sejam bem-sucedidos em sua atuação nas organizações e na sociedade;
  • Desenvolver ou aprimorar a visão dos alunos sobre Gestão de Operações e Qualidade;
  • Apresentar tópicos emergentes e vanguardistas relacionados à Gestão de Operações e Qualidade;
  • Incentivar a aplicação prática pelos alunos de conhecimentos desenvolvidos durante o curso.

Processo seletivo:

Os candidatos serão selecionados através de prova escrita (atualidades) e análise de curriculum.

Carga horária:
360 horas-aulas, não computando o tempo de estudo individual destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão do curso.

Dias da semana e horários:
Sextas-feiras (presencial): das 19h às 22h30
Sábados (presencial): das 08h às 12h20
Estudo dirigido (a distância): 3 (três) horas aula semanais.

Datas de início e término (previsão):
Início: 23/08/2019
Término: 22/07/2021

Investimento:
22 parcelas de R$ 585,00

Estrutura curricular:

Disciplina Carga horária Ministrante
Metodologia de pesquisa aplicada 24 Vérica Freitas
Visão Sistêmica e Gestão da Cadeia de Suprimentos 12 Verônica Angélica Freitas de Paula
Estratégia Empresarial 12 André Francisco Alcântara Fagundes
Desdobramento das Diretrizes / BSC 12 Carlos Roberto Domingues
Integração Marketing e Operações (A Voz do Cliente) 24 Verônica Angélica Freitas de Paula
Gerenciamento por Processos com Foco no Cliente e Indicadores de Desempenho 24 Vérica Freitas 
Gestão de Operações e Serviços 24 Leonardo Caixeta de Castro Maia
Lean Manufacturing 24 João Henrique Lopes Guerra
Princípios de Finanças e Custo em Operações 24 Aracy Alves de Araújo
Normas ISO e Modelos de Gestão da Qualidade 12 Cristiano Henrique Antonelli da Veiga
Melhoria Contínua e Métodos de Análise e Solução de Problemas 24 Vérica Freitas 
Estatística Aplicada para Qualidade 36 José Eduardo Ferreira Lopes
Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes 12 Janaína Maria Bueno
Remuneração Variável ligada à Melhoria de Resultados 24 Vérica Freitas
Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001) 12 Cristiano Henrique Antonelli da Veiga
Gerenciamento de Projetos 24 Leandro Rezende
Inovação, Indústria 4.0 e Qualidade 12 Vérica Freitas 
Tecnologia da Informação e Simulação 24 Jean Carlos Domingos
TOTAL 360  

 

Período de inscrições: do dia 07/06/2019 ao dia 30/06/2019 - www.fau.org.br

E-mail: posfagen@fagen.ufu.br

Telefone: (34) 3239-7272

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Link para inscrição: https://sistemas.fau.org.br/participante/index.xhtml?idevento=515

Veja mais no edital anexo: clique aqui

 

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