MBA

Gestão de Operações e Qualidade

por Portal FAGEN
Publicado: 27/10/2021 - 11:30
Última modificação: 19/04/2023 - 14:25

MBA em Gestão de Operações e Qualidade

A Gestão de Operações e a Gestão pela Qualidade são temas cada vez mais essenciais para as organizações e para os profissionais que desejem contribuir para o desenvolvimento do seu ambiente de negócios e melhorar seus resultados, pois são aplicáveis a qualquer tipo de organização ou de processo produtivo.

Dessa forma, esta primeira edição do Projeto MBA em Gestão de Operações e Qualidade da FAGEN/UFU é importante por possibilitar a discussão e a troca de conhecimentos sobre Melhoria Contínua, Gestão de Operações, Qualidade e todos os seus aspectos, proporcionando a fomentação de profissionais para atuarem de diferentes formas e em diversas organizações.

O público-alvo é composto por profissionais com diploma de graduação ou tecnólogos de qualquer área de conhecimento interessados em aprofundar seus conhecimentos e habilidades, além de ampliar a sua visão sobre os aspectos que envolvem a Gestão de Operações Fabris e de Serviços e de Gestão pela Qualidade.

O Curso está organizado na forma de utilizar um método de ensino com aulas expositivas associadas ao desenvolvimento de exercícios, estudos de casos, trabalho, discussões em grupos ou outro método que os professores considerarem necessário para possibilitar a melhor compreensão do conteúdo apresentado.

As avaliações dos módulos compreendem atividades conforme o conteúdo da unidade curricular, podendo ser trabalhos, estudos de caso, lista de exercícios, provas ou qualquer outra atividade que possa efetivamente demonstrar o nível de compreensão do aluno relacionado aos conteúdos estudados.

A entrega e apresentação pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é pré-requisito para conclusão do MBA em Gestão de Operações e Qualidade, sendo que será desenvolvido um trabalho prático, aplicado à solução de um problema real de uma organização (podendo ser onde o profissional atua, por exemplo). O projeto será definido no primeiro semestre do curso e será desenvolvido pelo aluno conforme os conteúdos sejam apresentados, buscando uma melhoria nos resultados de um processo e consequentemente de uma organização.

Público-alvo:
Profissionais graduados com vontade de aprender, espírito empreendedor, dinâmicos e que buscam um curso que alinha aspectos teóricos com aplicação prática para melhoria de resultados organizacionais.

Objetivos gerais:
Gerais: Capacitar profissionais de diversas áreas em Gerenciar ou Atuar em Operações com foco em Qualidade e Melhoria de Resultados organizacionais, propiciando aos profissionais participantes do curso ferramentas, técnicas e discussões avançadas sobre diferentes tópicos relacionados para que possam colocar em prática o conteúdo discutido nas aulas, contribuindo para um ambiente de negócios promissor e competitivo.
Objetivos específicos:

  • Formar especialistas em Gestão de forma ética e responsável;
  • Contribuir para a formação profissional e pessoal dos participantes, para que sejam bem-sucedidos em sua atuação nas organizações e na sociedade;
  • Desenvolver ou aprimorar a visão dos alunos sobre Gestão de Operações e Qualidade;
  • Apresentar tópicos emergentes e vanguardistas relacionados à Gestão de Operações e Qualidade;
  • Incentivar a aplicação prática pelos alunos de conhecimentos desenvolvidos durante o curso.

Conheça o curso:

 

Alguns diferenciais do curso:

  • Curso destinado a profissionais que atuam em qualquer tipo de organização (pública, privada, micro, pequena, média ou grande empresa, nacional, multinacional, dentre outros), incluindo indústrias de produção de bens (como fábricas) ou de fornecimento de serviços, pois as Operações acontecem em todos os tipos de organização e todas têm processos, que podem ser mensurados, gerenciados e melhorados;
  • Aspecto prático e aplicado do curso (como trabalho de curso será desenvolvido um trabalho prático, aplicado à solução de um problema real de uma organização);
  • Equipe de professores alocada ao curso, com experiência prática com os temas que serão tratados em seus respectivos módulos, além da vivência educacional e da formação (Mestrado/Doutorado).
     

Processo seletivo:

Os candidatos serão selecionados através de prova escrita (atualidades) e análise de curriculum.

Carga horária:
360 horas-aulas, não computando o tempo de estudo individual destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão do curso.

Dias da semana e horários:
Sextas-feiras (presencial): das 19h às 22h30
Sábados (presencial): das 08h às 12h20
Estudo dirigido (a distância): 3 (três) horas-aula semanais.

Datas de início e término (previsão):
Inicio: imediato
Término: 22/07/2021

Investimento:
22 parcelas de R$ 585,00

Estrutura curricular:

 

Disciplina

Carga horária

Ministrante

Metodologia de pesquisa aplicada

24

Vérica Freitas /  Verônica Freitas de Paula

Visão Sistêmica e Gestão da Cadeia de Suprimentos

12

Verônica Angélica Freitas de Paula

Estratégia Empresarial

12

André Francisco Alcântara Fagundes

Desdobramento das Diretrizes / BSC

12

Carlos Roberto Domingues

Integração Marketing e Operações (A Voz do Cliente)

24

Verônica Freitas de Paula

Gerenciamento por Processos com Foco no Cliente e Indicadores de Desempenho

24

Vérica Freitas 

Gestão de Operações e Serviços

24

Leonardo Caixeta de Castro Maia

Lean Manufacturing

24

João Henrique Lopes Guerra

Princípios de Finanças e Custo em Operações

24

Cristiano Forti

Normas ISO e Modelos de Gestão da Qualidade

12

Cristiano Henrique Antonelli da Veiga

Melhoria Contínua e Métodos de Análise e Solução de Problemas

24

Vérica Freitas 

Estatística Aplicada para Qualidade

36

José Eduardo Ferreira Lopes

Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes

12

Janaína Maria Bueno

Remuneração Variável ligada à Melhoria de Resultados

24

Clarice Santos

Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001)

12

Cristiano Henrique Antonelli da Veiga

Gerenciamento de Projetos

24

Leandro Rezende

Inovação, Indústria 4.0 e Qualidade

12

Vérica Freitas 

Tecnologia da Informação e Simulação

24

Jean Carlos Domingos

TOTAL

360

 

 


Período de inscrições: do dia 11/11/2019 ao dia 01/03/2020 - www.fau.org.br

E-mail: posfagen@fagen.ufu.br

Mais informações: CENTRAL DE ATENDIMENTO FAU

Veja mais no  EDITAL DIRFAGEN Nº 9/2019 

 

  • RESULTADO PARCIAL DO PROCESSO SELETIVO - Clique aqui ou na imagem abaixo