MBA em Governança e Práticas de Compliance

Breve descrição:
As mudanças nas leis, no papel do Estado na economia e na sociedade, nas políticas públicas e nas ferramentas de gestão aplicadas ao setor público são cada vez mais constantes. Essas transformações geram, de um lado, ao servidor público, a necessidade de se atualizar, qualificar-se para prestar melhor o serviço à população, de melhorar processos internos, de gerar economia e transparência do uso dos recursos públicos. Do outro lado, o setor privado necessita entender as especificidades dos processos que envolvem a negociação com o setor público, a fim de evitar problemas advindos de práticas ilegais ou abusivas, que podem prejudicar a imagem das organizações e sua capacidade de gerar trabalho e desenvolvimento econômico. O MBA em Governança e Práticas de Compliance proporcionará aos profissionais do meio corporativo e da gestão pública adquirir competências e habilidades em análise de informações gerenciais, comportamentais, financeiras e estratégicas imprescindíveis à máxima performance das organizações, ao mesmo tempo em que se assegura o controle de integridade quanto à atuação da empresa ou do órgão perante a sociedade e o mercado, dentro dos limites legais.

Pontos de destaque/diferenciais:
- Curso semipresencial, com aulas presenciais a cada quinze dias e atividades para desenvolvimento na modalidade EaD, proporcionando flexibilidade ao educando de regular o tempo de estudo;
- Governança e Compliance são temas emergentes, que serão trabalhados por especialistas com experiência em Gestão Pública e Privada.

Objetivos:
O MBA em Governança e Práticas de Compliance tem como objetivo proporcionar capacitação técnica de profissionais do meio corporativo e da gestão pública interessados em adquirir competências e habilidades voltadas à aplicação de instrumentos que assegurem o controle de integridade quanto à atuação da empresa ou do órgão perante a sociedade e o mercado.

Público-alvo:
O curso destina-se a portadores de diploma de curso superior que buscam qualificação para o exercício de atividades profissionais no meio corporativo e na gestão pública. Nesse sentido, estão incluídos aqueles que já exercem atividades em órgãos públicos e do segundo e terceiro setores, ou os que tenham aspirações ao exercício de funções que primem pelas relações entre o público e o privado.

Dias da semana e horários:
O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com aulas presenciais quinzenais, aos sábados, das 08:00 às 11:30 horas, e das 13:00 às 16:30 horas.

Datas de início e término
De 24/08/2018 a 31/05/2020

Investimento:
22 parcelas de R$585,00

Coordenadora:

Profa. Dra. Cristiane Betanho
Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN). Coordenadora do bacharelado em Administração Pública a distância, curso ligado ao PNAP - Programa Nacional de Formação em Administração Pública. Coordenadora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - Cieps/PROEXC/UFU. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional, na linha Gestão Pública, da Fagen/UFU. Linha de pesquisa: O mundo do trabalho e os Movimentos de Resistência da Classe Trabalhadora: relações políticas, sociais, educacionais e econômicas. Atuação em ensino, pesquisa e extensão com ênfase em Gestão e Políticas Públicas e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing societal; comercialização e mercados; redes sociais; economia solidária; estratégias organizacionais solidárias.

Nossos professores:

Profa. Dra Luciana Oranges Cezarino
Pós-doutora pela POLIMI - Politécnico de Milão (campus Como) pelo Programa Erasmus Smart-2. Docente em dedicação exclusiva da UFU - Universidade Federal de Uberlândia na FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestre (2005) e doutora-Phd (2013) em Administração pela FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - Universidade de São Paulo. Sanduiche realizado em 2011 na Università Luigi Bocconi em MIlão -Itália. Linhas de pesquisas desenvolvidas: sustentabilidade e green supply chain das organizações; visão sistêmica e interdisciplinaridade aplicada a processos de aprendizagem. Participação em projetos de pesquisa: Golden for Sustainability sediado pela Unversidade Bocconi, EEGAS - Equipe de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFU, ISSS (Capítulo Brasileiro) - International Society for the System Sciences na FEARP-USP, NEAGIO - Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações na UFU. Em termos didáticos, foi professora universitária na graduação em administração na UNIFAFIBE de 2003 a 2005, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) de 2005 a 2010, FEARP/USP como professora substituta de 2009 a 2011 e 2012 a 2013. Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing na FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado de Ribeirão Preto de 2012 a 2013. Palestrante, consultora de projetos esporádicos, parecerista de congressos e periódicos e orientadora de trabalhos de conclusão de curso, mestrado e mestrado profissionalizante. Interesses futuros estão voltados para a realização de pesquisa acadêmica na área de Administração permeando os temas ligados à visão sistêmica e sustentabilidade e logística de transporte.

Prof. Dr. Vinícius Silva Pereira
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match. Áreas de interesse: Finanças Internacionais e Finanças Esportivas.

Profa. Dra Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros
Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EAESP - linha de pesquisa Estudos Organizacionais, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2002). Professora Ajunta III dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia e Líder do Grupo de Estudos em Culturas, Organizações e Sociedade. Interesses de pesquisa em Estudos Organizacionais, priorizando os temas gênero, cultura e poder, discursos organizacionais, crimes corporativos e o lado sombrio das organizações, com aporte teórico das tradições pós, em pesquisas de natureza qualitativa.

Prof. Dr. Ricardo Padovini Pleti
Doutor e mestre em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Direito Empresarial e graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, é Professor Efetivo (Adjunto, Nível I) da Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" da Universidade Federal de Uberlândia, onde leciona nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Compõe a Comissão de Estudos Jurídicos (Subcomissão de Direito Empresarial) da 13ª Subseção da OAB/MG (Uberlândia) e é associado do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (Belo Horizonte). Atua como parecerista da Revista da Faculdade de Direto da Universidade Federal de Uberlândia, sendo de sua autoria o livro "Intervenção em Sociedades Empresárias: Doutrina e Jurisprudência" (Editora Juruá). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado (Civil e Empresarial.

Prof. Dr. Janduhy Camilo Passos
Doutor em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Administração da Educação e Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e avaliador (ad-hoc) do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/Ministério da Educação e Cultura (MEC) na área de Administração e de curso tecnológicos. Possui experiência em Gestão Educacional, atuando como coordenador de cursos de graduação e pós-graduação. Atua nas áreas de Administração e Educação, principalmente com as seguintes temáticas: recursos humanos, comportamento organizacional, educação corporativa, turismo e hotelaria.

Prof. Ms. Adailton Borges de Oliveira
Atualmente é presidente/coordenador da COPSIA - COMISSÃO Permanente de Sindicância e Inquérito da Universidade Federal de Uberlândia. Integrou o grupo de trabalho da Universidade Federal de Uberlândia-MG para formação e instauração de Comissão de Ética no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia-MG, sendo membro suplente da referida comissão. É advogado militante na Comarca de Uberlândia-MG e demais unidades da Federação, de acordo com as ressalvas legais dispostas no Estatuto da Advocacia. É especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. É coordenador do sistema CGU-PAD (integrado à Controladoria Geral da União) no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia-MG. É interlocutor da UFU junto a Controladoria Geral da União para divulgação no âmbito da Instituição da Lei 12.813/13, que dispõe acerca de condutas praticadas por servidores públicos no exercício das atribuições do cargo, que possam configurar conflito de interesses. É Presidente/Coordenador da CACES/UFU - Comissão Permanente de Acumulação de Cargos e Salários da Universidade Federal de Uberlândia-MG. É membro integrante da Diretoria do Instituto de Direito Público do Triângulo MIineiro e Alto Paranaíba É mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara-SP.

Profa. Dra. Luciana Carvalho
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Tem experiência na área de Economia e Finanças, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias, Inovação e finanças corporativas. Atualmente é professora Faculdade de Gestão de Negócio da Universidade Federal de Uberlândia na área de finanças.

Prof. Dr. Eduardo Giarola
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (Instituto de Economia). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2009) e Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras (2007); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del Rei (2004). Atualmente é professor do Quadro Permanente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lotado na Faculdade de Gestão e Negócios/FAGEN. Atua em EaD na Universidade Federal de Uberlândia desde 2009. Atuou, no ano de 2010, como coordenador do curso de Formação de Professores e Tutores do Centro de Educação a Distância - CeaD. Atuou, no ano de 2009, como coordenador dos cursos de qualificação profissional em "Contabilidade Empresarial e Financeira" e "Controladoria Empresarial" da Universidade Federal de Lavras - UFLA e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - FAEPE. Em 2007 e 2008 foi professor auxiliar nível I, por Concurso Público, no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei. Os termos mais frequentes na contextualização da sua área de atuação são: Educação à Distância, Economia de Mercado, com ênfase em Controladoria e Finanças empresariais, Análise de Custos, Políticas Públicas, Auditoria e Consultoria do Setor Público, Gestão de Organizações do Terceiro Setor.

Profa. Dra. Catarine Palmieri Pitangui Tizziotti
Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), na área de Finanças. Atuação em ensino, pesquisa e extensão.

Prof. Dr. Antonio Sérgio Torres Penedo
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU, Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU, Pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Políticas Publicas (NPExGPP) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor da RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, Revisor do periódico Independent Journal of Management & Production, Revisor do Periódico Agricultural Systems - Elsevier (Qualis A1), Revisor do Periódico Rama: Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Revisor do Periódico Reunir: Revista de Administracao, Ciencias Contabeis e Sustentabilidade e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU.

 

Processo Seletivo:
Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita (atualidades) e análise de currículo.

Estrutura Curricular

Disciplina Ministrante Carga horária
Estado, Governo e Mercado Prof. Dr. Eduardo Giarola 30
Gestão Pública e Responsabilização Administrativa Prof. Me. Adailton Borges de Oliveira 30
Estratégias de Controle Anti-corrupção Prof. Dr. Ricardo Padovini Pleti 30
Aprimoramento dos Controles de Processos Prof. Dr. Antonio Sérgio Torres Penedo 30
Problemas de agência e Análise de Investimentos Prof. Dr. Vinícius Silva Pereira 30
Gestão Estratégica nas Relações com a Administração Pública Profa. Dra. Cíntia Rodrigues Medeiros 30
Ética e Valores Públicos e Corporativos Profa. Dra. Luciana Organges Cezarino 30
Marketing & Relações com o Estado Profa. Dra. Cristiane Betanho 30
Metodologia Científica Profa. Dra. Cristiane Betanho 15
Políticas Públicas e Autorregulação no Setor Privado Profa. Dra. Luciana Carvalho 15
Orçamento Público e Controle Prof. Dr. Vinícius Silva Pereira 15
Responsabilidade Sócio-Ambiental e Sustentabilidade Profa. Dra. Luciana Organges Cezarino 15
Gestão de Perdas e Qualidade Catarine Palmieri Pitangui Tizziotti 15
Gestão de Pessoas nas relações público-privadas Prof. Dr. Janduhy Camilo Passos 15
Negociação e Administração de Conflitos Prof. Dr. Eduardo Giarola 15
Controle do Patrimônio Público Prof. Dr. Antonio Sérgio Torres Penedo 15
Carga horária total ------- 360

 

NOVAS TURMAS!

Inscrições de 28/06/2018 a 10/08/2018 pelo endereço www.fau.org.br

O atendimento aos interessados se dará em dias úteis, das 08h às 12h e das 13h30 às 21h, no endereço abaixo:

           FAU - Fundação de Apoio Universitário
           R. Francisco Vicente Ferreira, 126, Santa Mônica
          CEP: 38408-102 - Uberlândia/MG
          Telefone: (34) 3239-7272 / (34) 99183-0074
          Sítio: www.fau.org.br

Saiba mais no edital anexo ou clique aqui