MBA

MBA em Gestão Empresarial EaD

por Portal FAGEN
Publicado: 27/10/2021 - 11:25
Última modificação: 26/04/2023 - 14:22

Turma I

 

PDF icon RESULTADO FINAL - VAGAS REMANESCENTES MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

PDF icon EDITAL DIRFAGEN Nº 12/2021 - VAGAS REMANESCENTES MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EAD

Inscrições pelo site da FAU - www.fau.org.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO FAU

Assista a Live de lançamento do curso no vídeo a seguir ou veja as informações detalhadas abaixo:

MBA LATO SENSU EM GESTÃO EMPRESARIAL EAD UFU

Ao escolher cursar o MBA Lato Sensu em Gestão Empresarial EAD UFU, o aluno terá acesso a conteúdos essenciais referentes à Gestão Empresarial, que serão apresentados em um contexto atualizado de acordo com a realidade contemporânea dos negócios. Serão discutidos e debatidos os principais desafios enfrentados pelos gestores das organizações que atuam nesse ambiente altamente competitivo, instrumentalizando esses profissionais para que os mesmos possam colocar em prática o conteúdo discutido nas aulas.

Além disso, busca-se com esse curso:

  • Formar especialistas para atuarem na gestão de negócios de forma ética e socialmente responsável.
  • Desenvolver e/ou aprimorar a visão estratégica dos alunos.
  • Apresentar tópicos emergentes relacionados à gestão empresarial e sua aplicabilidade nas empresas.
  • Motivar os alunos a analisarem os ambientes interno/externo de suas organizações de forma criteriosa, para que utilizem essas informações para a tomada de decisão; 
  • Motivar os alunos na busca por inovação organizacional e por vantagens competitivas perante os concorrentes.
  • Abordar tendências em termos de transformação digital, tecnologia da informação, conectividade e mídias sociais e seu papel na gestão das organizações. 
  • Possibilitar ao aluno o contato com os principais conceitos e ferramentas que envolvem a Inteligência de Mercado (Business Intelligence – BI) e que suportam o processo de análises de dados e tomada de decisão nas organizações. 
  • Aprimorar e/ou desenvolver habilidades pessoais de liderança, planejamento, controle e direção.

DISCIPLINAS

1. Ambiente de Negócios
Globalização. Transformação Digital. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Conectividade. Competitividade. Tópicos Emergentes.

2. Cultura e Mudança Organizacional
Cultura organizacional. Mudança organizacional. Gerenciamento da mudança.

3. Gestão de Pessoas
A evolução dos modelos de gestão de pessoas. Estratégias organizacionais e a gestão de pessoas. Gestão de pessoas como ferramenta estratégica. Aplicação estratégica dos subsistemas da gestão de pessoas.

4. Gestão de Serviços
Perspectiva histórica sobre o setor de serviços. Especificidades da gestão de serviços. Relacionamento com fornecedores e clientes. Indicadores de qualidade. Competitividade e serviços.

5. Gestão de Marketing
Evolução e conceitos básicos sobre marketing. Criação de valor para o consumidor. Sistema de informação de marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e Posicionamento.

6. Matemática Financeira e Análise de Investimentos
Valor do dinheiro no tempo. Introdução à Matemática Financeira. Juros Compostos. Séries de Pagamentos. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno de um fluxo de caixa. Introdução à Análise de Investimentos. Métodos de Análise de Investimentos. Elaboração do fluxo de caixa de um projeto. Aplicações e casos práticos.

7. Liderança e Gestão de Conflitos
Liderança Estratégica. Estilos de Liderança. Grupos e Equipes de Trabalho. Administração de Conflitos.

8. Logística e Cadeia de Suprimentos
Aspectos introdutórios da Logística e Cadeia de Suprimentos. Administração do transporte. Armazenagem e Localização de Instalações. Estruturação de modelos para resolução de problemas logísticos. Práticas na gestão da cadeia de suprimentos. Mapeamento e análise de processos na cadeia de suprimentos.

9. Estratégias de Marketing
Definição de estratégia de marketing. Diagnóstico do mercado. Decisões estratégicas de marketing. Gestão do composto de marketing. Impactos das estratégias no composto mercadológico. Definição do diferencial competitivo da organização. Plano de marketing. Temas emergentes da estratégia de marketing.

10. Finanças Empresariais
Conceitos Financeiros, Política Financeira e Competição a Nível Global. A Administração Financeira do Capital de Giro. Orçamento e Estrutura de Capital e Valor de Empresas.

11. Análise Contábil e Financeira
Breve apresentação das demonstrações contábeis. O processo de análise das demonstrações contábeis. Índices financeiros: liquidez, rentabilidade, endividamento, alavancagem (operacional, financeira e mista). O capital circulante e a Administração do capital de giro. Análise estatísticas e análises avançadas das demonstrações da empresa.

12. Planejamento Estratégico
Conceitos de planejamento estratégico. Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico. Diagnóstico estratégico. Objetivos estratégicos. Planos de ação. Controle e avaliação do planejamento estratégico.

13. Gestão de Operações, Produção e Qualidade
Introdução à Gestão de Operações. Gestão Estratégica de Operações e Prioridades Competitivas. Projeto e Desenvolvimento de Produto. Projeto de Sistemas Produtivos. Arranjo Físico e Fluxo. Gerenciamento por Processos e Indicadores. Gestão pela Qualidade Total.

14. Novos Mercados
Oportunidades de negócios. Mercados internacionais. Novos mercados. Novas oportunidades de investimento e globalização. Melhores práticas.

15. Empreendedorismo e Novos Negócios
O papel dos novos negócios no desenvolvimento da economia. Conceito e características dos empreendedores. Diferença entre empreendedorismo por necessidade e oportunidade. Vertentes do empreendedorismo. Criatividade e inovação. Tendências e Oportunidades de Negócios. Possibilidades de novos negócios: franquias, startups, empresas tradicionais. Ferramentas para auxílio na abertura e gerenciamento de novos negócios.

16. Inteligência de Mercado
Inteligência de Mercado. Estatística Aplicada aos Negócios. Apresentação de Dados.

17. Desenvolvimento de Pesquisa 1
Temas de pesquisa em Gestão de Empresas. Objetivo da pesquisa. Tipos de pesquisa. Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

18. Desenvolvimento de Pesquisa 2
Método de pesquisa. Coleta de dados. Análise de dados. Tabulação dos dados. Uso de Softwares estatísticos para tratamento de dados.

19. Conectividade e Mídias Sociais
Impactos da popularização das mídias digitais na sociedade e na gestão mercadológica. Mídias digitais. Mídias sociais interativas.

Conheça os detalhes sobre o curso MBA LATO SENSU EM GESTÃO EMPRESARIAL EAD UFU:

JUSTIFICATIVAS

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Empresarial foi pioneiro nessa modalidade na Faculdade de Gestão e Negócios, estando atualmente na Turma I EAD. Nas vinte primeiras turmas presenciais o curso sempre obteve uma excelente resposta do mercado de Uberlândia e região, possibilitando a formação de profissionais que buscavam se aperfeiçoar com novos conhecimentos relacionado à gestão das organizações.

Após a formação de aproximadamente 800 alunos, buscou-se aprimorar, em relação à turma anterior, a estrutura curricular que já era muito bem avaliada pelos alunos e público-alvo. O resultado foi excelente, portanto nesta nova edição manteremos a proposta de dividir o curso em três eixos de disciplinas – introdutórias, básicas e complementares, no formato EAD.

As 2 disciplinas introdutórias, que serão ministradas logo no início do curso, buscam conscientizar os alunos a respeito do novo ambiente em que as organizações atuam, discutindo elementos desse ambiente que são primordiais para que as organizações alcancem os resultados almejados. Também será debatida a importância da cultura organizacional, apresentando o papel dos gestores na formação dessa cultura considerando as mudanças constantes no ambiente competitivo. Finalizando esse eixo introdutório, abordar-se-á a importância da estratégia para a perenidade e crescimento das organizações, também considerando a competitividade atual.

No eixo de disciplinas básicas, o foco é tratar das quatro principais áreas administrativas – Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas e Produção/Operações. São ofertadas 10 disciplinas que tratam dos principais assuntos relacionados a essas grandes áreas. Além dessas, também se tem duas disciplinas com visão mais holísticas, relacionadas à gestão de projetos e ao planejamento estratégico.

Por fim, o eixo complementar é composto por 8 disciplinas que buscam, na sua essência, apresentar aos alunos temas recentes ou inovadores, de forma a possibilitar que o participante do curso possa efetivamente utilizar esse conhecimento no seu dia-a-dia. Ainda nesse eixo, tem-se uma disciplina que apresentará aos alunos o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), e que dará subsídios para que os participantes possam desenvolver essa atividade da melhor forma possível, utilizando das metodologias mais avançadas e adequadas a cada caso.

Portanto, o MBA em Gestão Empresarial é formado por 20 disciplinas, que são ministradas por doutores e doutoras da Faculdade de Gestão e Negócios, os quais possuem experiência na docência e lidam, corriqueiramente, com a realidade das organizações, tanto da região do Triângulo Mineiro como nacionalmente e internacionalmente. Assim, os docentes sempre buscarão ofertar aos alunos ferramentas que possibilitem a utilização do conhecimento do curso nas suas práticas enquanto gestores.

Devido ao contexto atual da pandemia de coronavírus, que impõe medidas de isolamento social, o curso será ofertado na modalidade EAD. No entanto, ressalta-se que temos percebido uma forte demanda do mercado por cursos à distância na área empresarial, independente do cenário que estamos passando, o que justifica a oferta nessa modalidade.

Dessa forma, acredita-se que essa nova turma do MBA em Gestão Empresarial – Turma I EAD - poderá aperfeiçoar um curso que já é reconhecido e valorizado pela comunidade local como de excelência, atendendo também à demanda para a continuidade de sua oferta numa modalidade adaptada às restrições sanitárias do momento.

PÚBLICO ALVO

O MBA em Gestão Empresarial da Faculdade de Gestão e Negócios tem como público-alvo profissionais que atuem, ou desejem atuar, na gestão de organizações. Esse profissional pode já ter certo conhecimento em gestão, oriundo de outros cursos, ou pode estar buscando esse tipo de conhecimento no MBA em Gestão Empresarial, que oferecerá uma imersão na essência necessária para os gestores de empresas, tratando dos temas mais relevantes e atuais relacionados à gestão. Portanto, podem participar do curso os mais diferentes tipos de profissionais com distintas formações, mas que tenham como foco atuar na gestão de negócios.

Especificamente, o público-alvo do curso compreende profissionais que:

  • busquem atualização e reciclagem de seus conhecimentos;
  • o atual nível de suas carreiras os obriga a buscar novos níveis de formação acadêmica;
  • que almejem cargos de gestão em suas empresas;
  • que busquem instrumentos e ferramentas para modernizar as suas atuações enquanto gestores; e
  • que pretendam atuar de forma empreendedora, buscando a criação de um novo negócio.

OBJETIVOS GERAIS

Capacitar profissionais de diversas áreas nos tópicos referentes à Gestão Empresarial, apresentando um contexto atualizado da realidade dos negócios e discutindo os desafios para os gestores de organizações que atuam nesse ambiente altamente competitivo, instrumentalizando esses profissionais para que os mesmos possam colocar em prática o conteúdo discutido nas aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar especialistas para atuarem na gestão de negócios de forma ética e responsável socialmente;
  • desenvolver ou aprimorar a visão estratégica dos alunos;
  • apresentar tópicos emergentes relacionados à gestão empresarial, buscando a atualização dos alunos;
  • incentivar os alunos a analisarem o mercado de suas organizações de forma criteriosa, cientifica e metodológica, para que utilizem essas informações para a tomada de decisão que vise aprimorar a atuação dessas organizações; e
  • aprimorar habilidades pessoais de liderança, planejamento, controle e direção.

METODOLOGIA

Em decorrência do contexto da pandemia e da necessidade de ofertar as disciplinas de modo remoto, o MBA em Gestão Empresarial prevê trabalhar com aulas expositivas gravadas e web conferências semanais, aliadas a atividades didáticas e debates em grupos, com a utilização da plataforma Moodle e de outras plataformas que possibilitem a realização das atividades previstas, visando o melhor aproveitamento das disciplinas por parte dos alunos. Serão abordados aspectos práticos relacionados aos temas das disciplinas, sendo que os professores buscarão apresentar ao aluno a aplicabilidade da teoria estudada.

O curso terá tanto atividades em grupo como individuais, possibilitando a interação entre professores e alunos. Tanto nas web conferências, quanto nas atividades assíncronas, as dinâmicas didáticas incluem estudos de casos, exercícios, trabalhos (individuais ou em grupos) e outro método que os professores julgarem necessário para possibilitar a melhor compreensão do conteúdo apresentado.

As avaliações dos professores compreenderam atividades conforme o conteúdo da disciplina, podendo os mesmos adotarem trabalhos, estudos de caso, lista de exercícios, provas ou qualquer outra atividade que possa efetivamente demonstrar o nível de compreensão do aluno relacionado ao conteúdo exposto pelo professor.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) corresponde à atividade avaliativa multidisciplinar que será cobrada de todo o aluno que almeje concluir o MBA em Gestão Empresarial. O curso terá a disciplina de TCC, cujo professor será responsável, entre outras atividades, por apresentar o formato desse trabalho final, bem como o seu cronograma de realização. O orientador do TCC será escolhido pela coordenação do curso, preferencialmente, entre os professores que ministrarão as disciplinas do eixo básico, considerando a área em que o trabalho será desenvolvido. A escolha do orientador também considerará a disponibilidade do professor e a sua disponibilidade de tempo. Buscar-se-á contemplar os orientadores com um valor pela orientação, que também incluirá a participação em outras duas bancas, além da banca do próprio orientando. Destaca-se que as bancas de avaliação serão realizadas de forma remota.

CARGA HORÁRIA

O  Curso  terá a   duração  de 360 (trezentas e sessenta)  horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para a elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Inciso I do Art. 3º Resolução 07/2016: “ter carga horária mínima de 360 horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para a elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso”.

 REQUISITOS

Requisito Mínimo: Ser portador de Diploma de Curso Superior ou Tecnológo graduado em nivel superior.

As vagas disponíveis para os Cursos de Especialização são destinadas a alunos egressos de Cursos de Graduação de longa duração (graduação plena) e tecnólogos graduados em nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Não serão admidas inscrições de egressos de Cursos de formação de tecnólogos que não sejam equiparados a cursos de graduação, assim como de cursos de  curta duração, sequencial ou assemelhados.  Parágrafo 1º do Art. 16 da Resolução 07/2016.

INSCRIÇÃO

Os candidatos ao Curso deverão requerer sua inscrição, no site da FAU ( www.fau.org.br), da 00h do dia 25/10/2021 ás 23h59 do dia 11/03/2022, preenchendo o formulário de inscrição e realizando o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais).

SELEÇÃO

Os candidatos serão selecionados através de análise de currículo. O ingresso nos cursos de pós-graduação Lato sensu da Universidade será realizado, obrigatoriamente, mediante aprovação em processo seletivo classificatório e eliminatório de acordo com as normas estabelecidas pela legislação vigente. Art. 14 da Resolução 07/2016.

MATRÍCULA

Os candidatos selecionados serão matriculados no Curso, mediante a assinatura de contrato e entrega na Fundação de Apoio Universitário - FAU, dos documentos pessoais incluído o Diploma de graduação.

ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

  • Faculdade de Gestão e Negócios FAGEN
  • Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Fundação de Apoio Universitário - FAU

 

COORDENADORA

Nome: Fernanda Maciel Peixoto
Unidade Acadêmica: Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
Titulação: Doutorado
 

LOCAL DE REALIZAÇÃO

O curso será oferecido de forma remota, com utilização de plataformas como Moodle, Zoom, entre outras para realização das atividades.

HORÁRIO

As webconferências serão ofertadas nos seguintes dias e horários:

  • às sextas-feiras: das 19:00 às 21:30 horas

  • aos sábados: das 9:00 às 11:30 horas

Observações:

  1. As aulas gravadas terão duração máxima de 40 minutos e as web conferências poderão ocorrer num intervalo de até três horas.

  2. Eventualmente ocorrerão web conferências fora dos dias estipulados, especialmente às quintas-feiras, conforme necessidade do curso, contudo os alunos serão avisados com antecedência mínima de 15 dias.

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

CH

PROFESSOR(A)

GEMP1

Ambiente de Negócios

16

Dr. José Eduardo Ferreira Lopes

GEMP2

Cultura e Mudança Organizacional

12

Dra. Cintia Rodrigues de Oliveira

GEMP3

Gestão de Pessoas

24

Dr. Janduhy Camilo Passos

GEMP4

Gestão de Operações, Produção e Qualidade

16

Dr. Vérica Marconi Freitas de Paula

GEMP5

Gestão de Marketing

24

Dra. Renata Rodrigues Daher Paulo    

GEMP6

Matemática Financeira e Análise de Investimentos

24

Dra. Fernanda Maciel Peixoto

GEMP7

Liderança e Gestão de Conflitos

24

Dr. Denilson Aparecida Leite Freire

GEMP8

Logística e Cadeia de Suprimentos

24

Dra. Valeriana Cunha

GEMP9

Estratégia de Marketing

24

Dr. André Francisco Alcântara Fagundes

GEMP10

Finanças Empresariais

24

Dra. Kárem Cristina de Sousa Ribeiro

GEMP11

Análise Contábil e Financeira

24

Dr. Vinícius Silva Pereira

GEMP12

Planejamento Estratégico

24

Dr. André Francisco Alcântara Fagundes

GEMP13

Gestão de Serviços

16

Dr. Antônio Sérgio Torres Penedo

GEMP14

Novos Mercados

16

Dra. Verônica Angélica Freitas de Paula

GEMP15

Empreendedorismo e Novos Negócios

16

Dra. Márcia Freire de Oliveira

GEMP16

Inteligência de Mercado

16

Dr. José Eduardo Ferreira Lopes

GEMP17

Desenvolvimento de Pesquisa 1

12

Dr. Fernanda Maciel Peixoto

GEMP18

Conectividade e Mídias Sociais

12

Dra. Renata Rodrigues Daher Paulo    

GEMP19

Desenvolvimento de Pesquisa 2

12

Dra. Fernanda Maciel Peixoto

GEMP20

Trabalho de Conclusão de Curso

 

Orientado pelos professores do curso, não existe um professor fixo, pois trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso.

TOTAL..........................................................

360

 

 

CALENDÁRIO

Disciplina

CH

Professor

Datas

Ambiente de Negócios

16

André F.A.Fagundes

01, 02 e 08/04/2022

Gestão Estratégica de Pessoas

24

Jandhuy Camilo Passos

09, 22, 23 e 29/04/2022

Gestão de Operações, Produção e Qualidade

16

Vérica Marconi Freitas

06 e 07/05

Gestão de Marketing

24

Renata Rodrigues Daher

13, 14, 20 e 21/05/2022

Matemática Financeira e Análise de Investimentos

24

Fernanda Maciel Peixoto

27, 28/05 e 03 e 04/06/2022

Cultura e Mudança Organizacional

12

Cíntia Rodrigues de Oliveira

24 e 25/06/2022

Logística e Cadeia de Suprimentos

24

Valeriana Cunha

10 e 11/06, 01 e 02/07/2022

Análise Contábil e Financeira

24

Vinícius Silva Pereira

05, 06, 19, 20/08/2022

Liderança e Gestão de Conflitos

24

Denilson Leite Freire

26, 27/08 e 02 e 03/09/2022

Finanças Empresariais

24

Karem Cristina de Sousa Ribeiro

9, 10, 16, 17/09/2022

Estratégia de Marketing

24

André F. A. Fagundes

23, 24, 30/09 e 01/10/2022

Inteligência de Mercado

16

José Eduardo Ferreira Lopes

07, 08, 21/10/2022

Gestão de serviços

16

Antônio Sérgio Torres Penedo

04, 05, 18/11/2022

Empreendedorismo e Novos Negócios

16

Márcia Freire de Oliveira

19, 25, 26/11/2022

Novos Mercados

16

Verônica Angélica Freitas

02, 03, 09/12/2022

Planejamento Estratégico

24

José Eduardo Ferreira Lopes

10, 15, 16, 17/12/2022

Desenvolvimento de Pesquisa 1

12

Fernanda Maciel Peixoto

03, 04/02/2023

Conectividade e Mídias Sociais

12

Renata Rodrigues Daher

10, 11/02/2023

Desenvolvimento de Pesquisa 2

12

Fernanda Maciel Peixoto

03, 04/03/2023


INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES

Das 00:00 do dia 25/10/2021 às 23:59 do dia 11/03/2022 - www.fau.org.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO FAU

 

Documentos: 

PDF icon EDITAL DIRFAGEN Nº 12/2021 - VAGAS REMANESCENTES MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EAD

PDF icon Portaria DIRFAGEN Nº 59 - 10 de agosto de 2021 - Comissão Examinadora do Processo Seletivo.pdf