News on FAGEN

14/07/2020 - 16:30 - Atualizado em 15/07/2020 - 16:06

Manual Docente para Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) e Manual de Procedimentos: PERGUNTAS E RESPOSTAS Sobre as Atividades Remotas Emergenciais da FAGEN/UFU

FAGEN

Caríssima Comunidade FAGEN,

Como sabemos, Conselhos Superiores da UFU estabeleceram o retorno das atividades de ensino na forma remota, pois muito dificilmente voltaremos às atividades presenciais neste ano.

De acordo com as Resoluções da UFU, as Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) devem ser desenvolvidas de maneiras síncronas e assíncronas. A carga horária de atendimento síncrono é obrigatória para fins de debates, resolução de dúvidas, orientação dos(as) discentes e outras atividades que o(a) docente julgar apropriadas. As atividades assíncronas podem ser de vários tipos, tais como estudo de caso, questionário, fórum de discussão, podcast, áudios e vídeo aulas gravados previamente, wiki, glossário, lista de exercícios e outras. Ressaltamos que todas as atividades, síncronas e assíncronas, deverão ser apreciadas e aprovadas pelo Colegiado do Curso, através do Plano de Ensino, que deverá ser entregue previamente pelo(a) docente.

No que se refere às atividades síncronas, a sugestão é a utilização da plataforma Microsoft Teams®. Não é objetivo deste documento limitar os(as) docentes ao uso desta plataforma como único meio de oferta de atividades síncronas, mas, sim, enriquecer seu aparato de ferramentas para atender às demandas do ensino remoto emergencial.

Para a oferta das atividades assíncronas, a FAGEN sugere aos(às) seus(uas) docentes que utilizem o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU: o Moodle. Assim, este manual de orientação para os(as) professores(as) trará, de forma muito simples, o passo a passo para a condução das atividades de ensino remotas. Será apresentado, também, um modelo de plano de ensino e uma sugestão de distribuição da carga horária nas disciplinas.

Utilizamos vários materiais produzidos pelo Centro de Educação a Distância (CEaD/UFU), como, também, materiais produzidos por outras Instituições. O CEaD/UFU trabalha com os cursos que oferecem educação a distância (EaD). Nós não iremos oferecer o EaD, mas, sim, o “Ensino Remoto”. Outro ponto é que existem algumas diferenças entre o Moodle do EaD para o da graduação. Este último oferece menos recursos para as atividades síncronas (em tempo real) e assíncronas que estarão no AVA.

Com o intuito de promover a inclusão de toda a Comunidade FAGEN (docentes, discentes e técnicos(as)) nas atividades remotas de ensino, além deste manual, constituímos uma Comissão cujo objetivo é oferecer apoio incondicional que possibilite a participação de todos(as).

Vamos juntos construir, de forma mais simples e na máxima qualidade possível, as atividades de ensino remotas da FAGEN.

Sucesso!!

Comissão organizadora do Ensino Remoto na FAGEN

 

-------------------------------------------------------------------------

Abaixo está o arquivo PDF do  Manual Docente para Atividade Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE), cujo conteúdo é:

1. MANUAL

1.1 Atividades Assíncronas - Moodle

1.2 Atividades Síncronas - Plataforma Microsoft Teams®

1.3. Agendar reunião com o Microsoft Teams pelo Moodle

2. REFERÊNCIAS

3. ANEXO 1: MODELO - PLANO DE ENSINO

4. ANEXO 2: MODELO - AGENDA DA DISCIPLINA

5. ANEXO 3: REPRESENTAÇÃO DO MODELO DE AGENDA

-------------------------------------------------------------

E o arquivo PDF Manual de Procedimentos: PERGUNTAS E RESPOSTAS Sobre as Atividades Remotas Emergenciais da FAGEN/UFU

 

Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE)

Recent Posts