Mudanças no Calendário Acadêmico

Intervalo entre os semestres letivos serão maiores
por Anna
Publicado: 14/06/2023 - 09:38
Última modificação: 14/06/2023 - 09:45

Em reunião realizada na manhã de quarta-feira, 7 de junho, o Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU) aprovou alteração no Calendário Acadêmico e ampliação do período de férias para os dois próximos semestres letivos.

Assim, o próximo período de férias será de 30 de junho a 30 de julho de 2023. Já as aulas referentes ao semestre letivo 2023/1 estão agendadas para o período de 31 de julho a 2 de dezembro.

O semestre letivo 2023/2 terá início em 8 de janeiro de 2024 e término em 9 de maio do mesmo ano. Deste modo, o período de férias entre os semestres letivos de 2023 será de 3 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024.

A proposta apresentada pelo Diretório Central do Estudantes (DCE) e aprovada pelo Congrad visa diminuir os danos e a repercussão nas saúdes física e mental da comunidade universitária diante de intervalos reduzidos entre os semestres letivos.

Para defender a ampliação do período de férias a relatora, a professora Núbia dos Santos Saad (Faculdade de Engenharia Mecânica), considerou a situação dos estudantes. “O próximo intervalo do semestre letivo seria de apenas duas semanas. Estudantes que residem em outras cidades, por exemplo, têm dificuldades com cansaço, adoecimento e o comprometimento das saúdes mental e psiquíca”, alegou a docente da Femec.

O ajuste do Calendário Acadêmico foi aprovado com 49 votos favoráveis e 28 contrários.

Para mais informações, acesse o site Comunica UFU: https://comunica.ufu.br/noticia/2023/06/ufu-aprova-mudancas-no-calendario-academico-e-amplia-periodo-de-ferias