Proposta de curso está em andamento e prevê inscrições para agosto deste ano

Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)
por Julia Silva
Publicado: 04/04/2024 - 13:40
Última modificação: 04/04/2024 - 15:53

A Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU) apresentou para a gestão superior o curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), voltado para práticas administrativas avançadas no desenvolvimento de políticas públicas.

O Profiap é um curso oferecido desde 2014 em mais de 20 instituições federais de ensino superior. Na UFU, ele será direcionado a profissionais que queiram trabalhar em campos relacionados à gestão e políticas públicas, abrangendo servidores públicos e profissionais que atuam na administração pública. Ele engloba também profissionais que atuam em organizações do terceiro setor, além dos que atuam em organizações privadas na prestação de serviços públicos, como explica Henrique Geraldo Rodrigues, professor e coordenador da Fagen.

O mestrado profissional é uma oportunidade de formação complementar e de desenvolvimento de profissionais e de servidores da UFU, que terão parte das vagas destinadas a eles. “O Profiap irá formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade”, explica Rodrigues.

Entre os objetivos do curso, estão capacitar profissionais para a prática administrativa avançada, contribuir para o aumento da produtividade e a efetividade das organizações públicas, além de disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sejam  referência para a melhoria da gestão pública.

Serão dez vagas ofertadas anualmente por meio de edital de seleção e a estimativa é que as atividades do curso iniciem em agosto deste ano. O curso terá duração de 24 meses. Para participar da seleção, o interessado deverá ser graduado em qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ter realizado o Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), até no máximo dois anos antes da inscrição.

O curso aguarda aprovação dos Conselhos de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) e Universitário (Consun), mas já foi autorizado pela Fagen.

(Texto Integralmente extraído da notícia original do Comunica UFU, disponível em https://comunica.ufu.br/noticias/2024/04/ufu-integra-rede-nacional-de-mestrado-em-administracao-publica)