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Curso de Graduação em Gestão da Informação

GI
por Portal FAGEN
Publicado: 17/08/2021 - 00:00
Última modificação: 03/02/2023 - 13:26
Sobre o curso: 

A história da Faculdade de Gestão e Negócios se inicia em 1963 com a fundação da Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia (FACEU). O primeiro curso a ser autorizado foi o curso de Ciências Contábeis. Em 1965, o curso de Administração inicia suas atividades. Em agosto de 1969, as seis escolas superiores que existiam na época foram integradas na Universidade de Uberlândia (UnU), então uma instituição privada. Dois anos depois, em 11 novembro de 1971, o curso de Administração foi reconhecido pelo MEC por meio do Decreto Lei nº 69.535/71.

A federalização veio em 1978 e marcou um dos momentos mais importantes na história da Universidade e da cidade. A partir daí a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) passou a existir. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis se desmembraram da Economia e passaram a ter um Departamento próprio dentro do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Cehar). Em novembro de 1986, houve a separação definitiva dos dois cursos dando origem ao Departamento de Administração (DEPAD).

Na década de 1990, o Departamento de Administração começa a oferecer os primeiros cursos de MBAs (Master of Business Administration). A primeira experiência aconteceu por volta de 1993 com o curso de Gestão Empresarial. Outro marco importante nesse mesmo ano foi a criação da empresa júnior Apoio Consultoria, considerada referência para toda a comunidade universitária.

Em 1999, a Universidade Federal de Uberlândia criou um novo estatuto que trouxe outra mudança de grande impacto em sua estrutura: a extinção dos Centros e Departamentos e a volta das Faculdades. Com isso, no ano 2000 quando a mudança foi implementada, o curso de Administração (e suas especializações) optou por permanecer separado e o antigo DEPAD se tornou a Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN).

Dois anos depois, o projeto para criação do programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Acadêmico – foi aprovado, tendo início a primeira turma em 2003. A partir daí a faculdade passou por um crescimento acentuado. Em 2006, houve a criação do curso piloto de Administração à distância e em 2008 veio a aprovação do curso de Administração em período Integral pelo REUNI (Plano de Reestruturação e Unificação das Universidades) com início das atividades em 2009/1. Em 2009, também pelo REUNI, ocorre a aprovação do projeto pedagógico do curso de Gestão da Informação, com início de suas atividades no primeiro semestre de 2010.

Em 2011, a FAGEN dá início a outro projeto: o curso de Administração Pública EaD, e, em 2015, tem início a Pós-Graduação em Gestão Organizacional – Mestrado Profissional. Por fim, em novembro de 2018, a faculdade recebe a aprovação de seu projeto de Doutorado Acadêmico em Administração, cuja primeira turma iniciou-se no primeiro semestre de 2019, consagrando sua determinação pela pesquisa e pós-graduação.

O Curso de Bacharelado em Gestão da Informação, cuja aprovação ocorreu na reestruturação da UFU com os projetos REUNI em 2009, teve a elaboração de seu Projeto Pedagógico iniciada em 2007 quando a FAGEN foi instada a colaborar no projeto do curso de Sistemas de Informação que estava sendo desenvolvido no âmbito da FACOM - Faculdade de Computação. À época, os proponentes daquele curso sentiram a necessidade e a potencialidade de dotar o curso pretendido de uma forte carga de conhecimento de Administração. Seguiram-se pesquisas junto a universidades de referência na América do Norte e Europa e consultas ao mercado para avaliar a oferta e as necessidades existentes.

Essas pesquisas indicaram que havia no mercado a necessidade de profissionais capacitados a fazer a intermediação entre as necessidades dos analistas de sistemas e os gestores das organizações. Com isto, a ideia evoluiu da oferta de um curso para formar profissionais em Sistemas de Informação – o qual acabou sendo efetivado no âmbito da UFU – para o Curso de Gestão da Informação, que oferece uma forte base quantitativa, conhecimento em computação e habilita o egresso a compreender o valor e as necessidades de informação de uma organização e/ou dos mercados consumidores.

A partir da percepção da importância da Gestão da Informação e da necessidade de um curso voltado à formação de profissionais nessa área, o então Diretor da FAGEN, Prof. Reinaldo Campos Andraus, nomeou uma comissão permanente. Essa comissão foi constituída pordocentes da FAGEN e com o apoio da FACOM, através da cessão dos préstimos de um de seus professores, com a responsabilidade de propor o projeto pedagógico do Curso de Gestão da Informação. A comissão foi nomeada pela Portaria FAGEN Nº 09, de 14 de outubro de 2008, com os seguintes membros:

  • Prof. Dr. André Carlos Martins Menck, Ph.D. (Presidente), da FAGEN;
  • Prof. Dr. João Bento de Oliveira Filho, da FAGEN;
  • Prof. Dr. Carlos Henrique Viola, da FAGEN;
  • Prof. Dr. Pedro Frosi Rosa, da FACOM.

Em setembro de 2009, a comissão passou a contar com os préstimos de um membro adicional, a professora Dra. Márcia Freire de Oliveira, da FAGEN.

A comissão conduziu seus trabalhos de forma interativa, em um processo de construção coletiva do Projeto Pedagógico. A comissão aprofundou uma extensa pesquisa para conhecer o estado da arte na oferta de Cursos de Gestão da Informação no Brasil e no exterior, incluindo a interação com acadêmicos da América do Norte e da Europa, especialmente Portugal. A busca de informações não esqueceu os mercados. Assim, foram realizadas entrevistas com potenciais futuros estudantes do Ensino Médio e com estudantes do Curso de Administração da UFU. Foram entrevistados ainda empresários da área de Tecnologia da Informação, para conhecer suas necessidades de profissionais e sua visão da gestão da informação.

Com base nisto foi montado um anteprojeto, que foi apresentado ao conjunto dos docentes da FAGEN e aos membros do Conselho da FAGEN – CONFAGEN. O processo de discussão no âmbito da FAGEN ocorreu ao longo de meses, em dois níveis. Uma vez apresentado o anteprojeto ao CONFAGEN, em sucessivas reuniões, cada departamento interno da FAGEN reuniu seus membros para discutir a proposta. Esta foi, com isto, adaptada e melhorada para incorporar as sugestões dos departamentos ou para rediscutir as sugestões apresentadas. Isto ocorreu em três momentos sucessivos e resultou na proposição final da Comissão, consubstanciada no Projeto Pedagógico original do curso, aprovado pela Resolução Nº 30/2009 do Conselho de Graduação.

Posteriormente, com o acompanhamento das atividades do curso, identificou-se a necessidade de ajustes no PPC, os quais foram realizados em dois momentos, o primeiro por meio da Resolução Nº 14/2010 e o segundo pela Resolução Nº 37/2011 do Conselho de Graduação.

Em 02 de outubro de 2014, o curso foi reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio da portaria Nº 575. E em março de 2019 o curso obteve a renovação do reconhecimento. Em ambos os processos de avaliação, o curso obteve conceito máximo 5.

Perfil profissional: 

O egresso do Curso de Gestão da Informação deverá ser capaz de:

1. agir com competência na resolução de problemas que envolvam a utilização de ferramentas computacionais e matemáticas para a análise e extração de conhecimentos de grandes volumes de dados, nos diferentes contextos organizacionais e sociais;
2. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
3. desenvolver a expressão e a comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
4. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
5. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
6. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
7. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável;
8. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
9. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, tecnologia da informação, pareceres e perícias administrativas e informacionais, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais; e
10. empreender, através de desenvolvimento de negócios inovadores a partir dos conhecimentos adquiridos sobre tecnologia da informação, administração e empreendedorismo.

Habilitação: 
Bacharelado
Regime acadêmico: 
Semestral
Turno de oferta: 
Integral
Duração: 
4 anos
Prazo mínimo: 
4 anos
Prazo máximo: 
6 anos
Número de vagas oferecidas: 
40 vagas por semestre
Coordenador(a): Rafael Silva Guerreiro
Secretário(a): Sabrina de Lima
+55 34 3230-9485 R:9485
Secretaria
Sabrina de Lima
+55 34 3230-9485 R:9485
Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 8h às 17h
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco 1F - Sala 1F230
Av. João Náves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38408-100