Departamento de Métodos e Informações

por Portal FAGEN
Publicado: 03/06/2022 - 13:44
Última modificação: 29/07/2022 - 16:58

Departamento de Métodos e Informações da FAGEN é responsável pelo estudo dos métodos, técnicas e ferramentas necessárias para a geração de informação organizacional, visando sua gestão eficiente e eficaz.

Dentro de suas linhas de conhecimento estão o estudo dos sistemas e processos que fornecem as informações necessárias aos gestores. Também faz parte do escopo de atuação do departamento o estudo dos métodos de coleta, organização e análise de dados qualitativos e, principalmente quantitativos por meio da estatística aplicada. Adicionalmente, o departamento é responsável por prover a comunidade FAGEN com os conhecimentos necessários ao planejamento e desenvolvimento de trabalhos científicos. Por fim, o departamento também oferece disciplinas de suporte aos discentes do curso de Administração para o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso.

O departamento de Métodos e Informações é responsável por ministrar as seguintes disciplinas nos cursos de Graduação em Administração (integral e noturno) e de Graduação em Gestão da Informação da FAGEN:

Curso de Administração

• Métodos e Técnicas de Pesquisa (30h): fornecer os recursos técnicos necessários ao planejamento e desenvolvimento de trabalhos científicos. Apresentar as principais aplicações específicas de metodologias de pesquisa, da definição do tema até a elaboração do projeto do trabalho científico.
  • Análise Qualitativa (60h): esclarecer o conceito de pesquisa qualitativa, bem como os diferentes métodos de investigação e procedimentos de coleta e análise de material empírico para a realização de estudos qualitativos no campo das organizações.
  • Informações e Negócios (60h): aprofundar o estudo dos modelos de regressão, conhecendo seus conceitos básicos, fundamentos e limitações. Avançar no conhecimento dos pressupostos econométricos aplicados. Aplicar os conceitos em situações específicas das áreas da Administração.
  • Trabalho de Curso I e II (30h): acompanhar o discente no desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso.

Curso de Gestão da Informação

• Análise de Dados I (60h): fornecer os conceitos básicos sobre a estatística e a sua aplicação. Desenvolver o raciocínio estatístico na descrição e apresentação de informações relevantes contidas em um conjunto de dados. Apresentar os conceitos e cálculos das probabilidades, suas distribuições, aplicações e técnicas.
  • Análise de Dados II (60h): apresentar os conceitos e aplicações de distribuições continuas de probabilidade, amostragem e inferência estatística bem como mostrar a importância da utilização de técnicas estatísticas em processos de tomada de decisão, além de introduzir os conceitos e aplicações de técnicas estatísticas unidimensionais.
  • Análise de Dados III (60h): aprofundar o conhecimento sobre modelos de regressão, usando o ferramental de matrizes, de modo a não apenas a avançar na análise da informação como aprender a trabalhar essa informação no formato matricial adequado ao uso da informática, além de introduzir as noções de séries temporais e suas aplicações nos processos de tomada de decisões.
  • Análise de Dados IV (60h): Propiciar o conhecimento necessário para a seleção, uso e interpretação de técnicas estatísticas multivariadas apropriadas e aplicá-las a conjuntos de dados com várias variáveis, gerando informações relevantes para a tomada de decisão.
  • Inteligência de Negócios (60h): estudo das técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis.
  • Sistemas de Informação Gerencial (60h): estudar os sistemas que fornecem as informações necessárias para administrar com eficácia as organizações.
  • Metodologia da Pesquisa Científica (60h – optativa): fornecer os recursos técnicos necessários ao planejamento e desenvolvimento de trabalhos científicos.

Atualmente, o departamento de Métodos e Informações é composto por seis docentes, todos contratados no regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva.

Coordenador(a): Darly Fernando Andrade