Núcleo

por Portal FAGEN
Publicado: 17/08/2021 - 00:00
Última modificação: 26/05/2022 - 10:31

NPDTA (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva) tem como finalidade reunir profissionais, estudantes, professores e técnicos administrativos que se interessem e/ou tenham atividades de estudo, pesquisa e extensão relacionadas com o desenvolvimento e/ou uso de Tecnologias Assistivas. O principal objetivo do NPDTA é promover pesquisas científicas e tecnológicas dedicadas à investigação e à busca de soluções nas temáticas relacionadas à Tecnologia Assistiva.

Os objetivos específicos do NPDTA são:

• Estimular pesquisas que levem ao desenvolvimento e disponibilização de tecnologias assistivas de baixo custo voltadas para o atendimento das necessidades de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida;
  • Promover a inclusão social, profissional e/ou escolar de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio da disponibilização de novos produtos e serviços em tecnologias assistivas;
  • Facilitar o acesso das pessoas com deficiência à Informação;
  • Criar modelos de negócios inclusivos a partir de tecnologias assistivas;
  • Publicar os resultados parciais e/ou finais das pesquisas realizadas pelos integrantes do núcleo, contribuindo assim com o avanço das pesquisas sobre tecnologias assistivas.

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e/ou uso de tecnologias assistivas.

Projeto de Pesquisa em Andamento:

Realidade Virtual como Tecnologia de Apoio ao Processo de Educação Inclusiva - Programa Primeiros Projetos Edital FAPEMIG 17/2013

Participantes externos:

Prof. Dr. Edgard Afonso Lamounier Júnior, PhD

Prof. Dr. Alexandre Cardoso

Prof.ª Dr.ª Arlete Aparecida Bertoldo Miranda

Cleusa Aparecida de Oliveira Santos (Prefeitura Municipal de Uberlândia)

Luciana Aparecida Ribeiro (Prefeitura Municipal de Uberlândia)