Núcleo Docente Estruturante

por Portal FAGEN
Publicado: 17/08/2021 - 00:00
Última modificação: 25/04/2022 - 15:21

O Núcleo Docente Estruturante -NDE do Curso de Graduação em Administração foi criado na Faculdade de Gestão e Negócios, em consideração ao Parecer n. 01 de 17 de junho de 2010, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Ele deve ser constituído preferencialmente por professores de melhor qualificação possível que ministram aulas no Curso de Graduação em Administração.

O Núcleo Docente Estruturante NDE é um conceito criado com o intuito de qualificar o envolvimento docente no processo de concepção e consolidação de um curso de graduação. Do ponto de vista da avaliação, de acordo com a CONAES, trata-se de um conceito que realmente poderá contribuir não só para a melhora do processo de concepção e implementação do projeto pedagógico de um curso de graduação, mas também no desenvolvimento permanente dele, com vista a sua consolidação.

A idéia surge da constatação de que um bom curso de graduação tem alguns membros do seu corpo docente que ajudam a construir a identidade do mesmo. Não se trata de personificar um curso, mas de reconhecer que educação se faz com pessoas e que há, em todo grupo social, um processo de liderança que está além dos cargos instituídos. Se a identidade de um curso depende dessas pessoas que são referências, tanto para os alunos como para a comunidade acadêmica em geral, é justo que se entenda e se incentive o reconhecimento delas, institucionalmente, para qualificar a concepção, a consolidação e, inclusive, a constante atualização de um projeto pedagógico de curso. Com isso se pode evitar que os Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs sejam uma peça meramente documental. A CONAES entende que todo curso que tem qualidade possui um grupo de professores que, poder-se-ia dizer, é a alma do curso. Em outras palavras, trata-se de um núcleo docente estruturante.

Representante Docente: Antonio Sérgio Torres Penedo
Representante Docente: Cristina Damm Forattini Dias